Analisando
Ao terminar organize os grupos de receitas e despesas que você criou. Com os dados organizados, dedique um tempo precioso para refletir sobre eles.
Nesse momento, forma-se um retrato fiel de como você adquire renda (recebe dinheiro) e de como gasta seu dinheiro ao longo de um mês (gera despesas).
Verifique se o que você recebe está sendo suficiente para cobrir suas despesas. Se for insuficiente, estude opções para solucionar o problema.
- Você pode aumentar suas receitas;
- Diminuir suas despesas;
- ou mesmo fazer as duas coisas.
Identifique os principais ofensores e quais soluções possíveis para adequar a realidade do momento vivido.
O objetivo maior de ter um orçamento financeiro familiar, é conhecer a real situação financeira pessoal e familiar, analisando se o estilo de vida está adequado aos ganhos. De posse e controle desses números podemos tomar as melhores decisões sobre quais gastos cortar, reduzir ou incluir no orçamento, definindo as prioridades financeiras pessoais e familiares.
Para isso, talvez seja necessário modificar alguns hábitos e definir algumas metas.
Modifique hábitos e Defina Metas
Nessa etapa é importante entender o que você realmente precisa.
Ninguém tem dinheiro para comprar tudo o que vê na frente. Então faça suas escolhas e analise o caminho a percorrer para conquistar cada uma delas, pois os objetivos são os sonhos para os quais você tem um planejamento claro e alinhado com sua realidade para alcançar.
Nesse caminho correções de rotas e mudanças de hábitos podem ser necessários e determinantes para realização do sonho e da conquista dos objetivos traçados.
Defina seus objetivos de curto, médio e longo prazo, como, por exemplo:
- Curto prazo – uma viagem de férias;
- Médio prazo – Compra ou troca de um carro;
- Longo prazo – Compra de um imóvel.
Saber exatamente o que você quer ajuda no planejamento estratégico para conquistas de forma estruturada e sem surpresas pelo caminho.
Após tudo nos trilhos, receitas e despesas equilibradas, não se esqueça de incluir na planilha a reserva de emergência, aquela que traz conforto e tranquilidade em momentos ímpar, onde o inesperado vem fazer parte do tempero da vida.
Outra coisa muito importante é ter o hábito de realizar investimentos com sobras de caixa vislumbrando renda passiva extra em médio e longo prazo, sendo elas em ativos do mercado financeiro, investimento em imóveis, e afins por exemplo.
É muito importante distribuir os “ovos” em várias sextas afins de protegê-los contra a sazonalidades e proteger o equilíbrio financeiro de sua família ou pessoal.
O orçamento familiar é uma ferramenta poderosa para alcançar estabilidade financeira e atingir metas financeiras. Ao implementar um orçamento eficaz, as famílias podem reduzir o estresse financeiro, promover a economia e construir um futuro financeiro sólido. A disciplina e o comprometimento são essenciais para o sucesso a longo prazo.
Obrigado por ter chegado ate aqui! Acompanhe nossos Posts onde falaremos tudo de sobre Gestão de Gastos, Como lidar com Dinheiro e Planejamento de Futuro.
